Igreja Apostólica do Brasil

"Inconfundível"

domingo, 31 de agosto de 2014

Palavras do Pastor...
Cuidado com o pecado de Sodoma

Sodoma e Gomorra faziam parte do conjunto das cinco cidades, Edmá, Zeboim e Belá também conhecida como Zoar, na planície da Palestina, próximo ao Mar morto, que sofreram o castigo divino pelo fogo, enxofre e destruição. O nome destas duas cidades Sodoma e Gomorra, ficou para sempre ligado como símbolo do pecado e sempre ao mencionar estas cidades logo pensamos em uma sociedade sexualmente deturpada, corrompida e lascívia, e realmente ao ler a história de Ló encontramos este cenário.
Porém, o problema era bem maior, pois antes de chegarem a este grau de pecado, Sodoma e Gomorra passaram por níveis de pecados, gradativamente, até chegarem à imoralidade sexual, sendo o ápice de seu pecado. No livro do profeta Ezequiel, encontramos o Senhor repreendendo severamente Jerusalém, pois Jerusalém representava todo o povo de Israel que haviam se corrompido, e o Senhor faz uma menção de Sodoma, nos mostrando maiores detalhes e quais foram os pecados que levaram esta geração a ruína. Observe! 

“... Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado...” (Ezequiel 16.49).
                                                                                           
Como vimos, aí estão os pecados que antecederam o pecado de imoralidade sexual de Sodoma e Gomorra: soberba, fartura de pão, ociosidade e não ajudavam os necessitados, foi assim que tudo começou. Hoje mais do que nunca vivemos em uma geração soberba, dona de si mesma, orgulhosa, em que a cultura dominante é ser autossuficiente, altiva, vestimentas que ostentam a vaidade e denotam a manifestação de superioridade ou uma cultura que vai contra cultura, que também é ostentação de superioridade, pretensão do ser humano. O próprio Senhor Jesus falou que nos últimos dias viveríamos um contexto social semelhante, parecido ao de Ló (Lucas 17.28), que antecederia sua volta e isso serve de alerta para todos nós.
Quando falamos de fartura de pão e temos um panorama global da fome, logicamente podemos ver que ainda há muitos lugares necessitados mundialmente falando, e também no Brasil, no entanto, quando olhamos para a América, que pensa que é o ápice do cristianismo e que vai salvar o mundo com seu mundinho gospel, esquecendo que é deste lado do mundo que surge as maiores aberrações cristãs e heresias, e fizermos uma retrospectiva histórica podemos ver que nunca antes na história ouve um momento em que as pessoas de forma geral se alimentassem tão bem, como no atual. Ao olhar para o mundo religioso evangélico, o povo está bem melhor do que a anos atrás, e isto é promessa da palavra de Deus, indiferente de quem está na verdade ou mentira, fruto também do momento socioeconômico atual.
Outro aspecto negativo em Sodoma era a ociosidade, ociosidade esta que ocorre com muitos, e isto é preocupante, pois para nós que conhecemos a verdade, você vai deixar as heresias e seitas pregarem um evangelho falsificado, porque você está ocioso, preguiçoso, desocupado espiritualmente? A história Bíblica diz que Ló gradativamente foi armando sua tenda até Sodoma! (Reflita) as coisas não acontecem da noite para o dia. Muitos inclusive que estão dentro da ideia correta, da verdade, na mensagem dos apóstolos, estão ociosos, inativos, não evangelizam, não convidam pessoas para o culto, não se preocupam com o necessitado, não estende a mão ao necessitado, querendo ficar no seu “mundinho social gospel”, cuidado! Pois o pecado de Sodoma um dia começou por estes elementos a qual já foi mencionado, soberba, fartura de pão, ociosidade e não ajudavam os necessitados, pecados que antecederam a prostituição e sexualidade corrompida.
Portanto, não seja soberbo, seja humilde, se tem fartura de pão, reparta com quem não tem, se está ocioso, trabalhe para Jesus e seja alguém que ajuda o necessitado. Não seja um Ló, conformado, sentado da porta da cidade despreocupado da vida, quando tudo estava para pegar fogo.
  Cuidado com o pecado de Sodoma!
Pense nisso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário