Igreja Apostólica do Brasil

"Inconfundível"

sexta-feira, 9 de setembro de 2016


Palavra do Pastor...

Chega de barganhas!

O que nos motiva estar ligados a Igreja de Cristo? O que nos faz ir semanalmente a nossa congregação? O que nos faz perseverar, lutar nas muitas batalhas da vida. Qual é a razão de culto após culto estarmos presentes?

São perguntas pertinentes, cuja resposta deve ser tão somente o amor a Jesus. O desejo de louvar, estar junto com os irmãos, ouvir sua palavra e agradecer ao Senhor. O amor a Jesus deve ser a única razão de estarmos ligados a Igreja e de irmos aos cultos. Um sentimento profundo de agradecimento deve nos motivar, pela sua graça maravilhosa ter nos alcançado, ainda que não merecêssemos.

O mundo religioso caído tem corrompido o estado de consciência das pessoas e tem levado multidões ao engano, a um falso evangelho. Muitos líderes barganham com seus adeptos, na tentativa de mantê-los em suas congregações. Disponibilizando cargos eclesiásticos a eles, mesmo que essas pessoas não correspondam à função. Para assegurar que eles fiquem “na Igreja”, deixam todo tipo de gente passar atrás de seus púlpitos para falar e cantar, na tentativa, embora que frustrada, “ganhar” eles para suas “igrejas”, principalmente em épocas de campanha política isso acontece com maior frequência e na verdade não os ganham.

Esse tipo de situaçãocria uma mentalidade que é destrutiva para a Igreja do Senhor, a verdadeira Igreja. Uma ideia interesseira, chantagista. Um jogo de interesses, um tipo de barganha com Deus e com a Igreja. Faz com que as pessoas pensem que estão fazendo um favor a Deus e ao pastor, ir aos cultos, de participar das atividades da Igreja, dar o dízimo, ou de louvar a Deus e etc. 

Pessoas assim, se não ganham oportunidade no culto, ficam bravos, eles tem que cantar, falar no culto, eles tem que aparecer, ao contrário eles não ficam na Igreja. Gostam de pregar aos outros, mas suas vidas não coincidissem com o que pregam. Não cooperam em nada para o reino de Deus, para ganhar almas. Porque no fundo, suas casas foram formadas encima de uma visão egoísta e interesseira, e não pela motivação certa.

Esse tipo de gestão que muitos líderes têm, acaba tão somente agregando pessoas a si mesmo, ligando-as a sua pessoa e não a verdade, a palavra de Deus, aoSenhor Jesus Cristo, sua Igreja verdadeira. E com toda certeza pessoas que ficam na Igreja, pela motivação errada, elas não permanecem na longa jornada, ou sempre dão problemas, são sementes que caíram ou no meio das pedras, sem umidade ou os espinhos sufocaram.

A Bíblia sagrada nunca nos ensinou assim, a palavra de Deus não traz esse tipo de ensino. O próprio Senhor Jesus nunca fez esse tipo de barganha com as pessoas. Jesus pregava forte muitas vezes, chegou a advertir severamente alguns lideres religiosos.

“... Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia...” (Mateus 23.26-27)

Jesus veio pregando arrependimento, pregando o evangelho, que é o poder de Deus para a todo o que Nele crê (Rm 1.16). Quando olhamos para a palavra de Deus não vemos, nem Jesus, sua Igreja e nem seus apóstolos,barganhando com pessoas. Nunca asseguraram pessoas a troco de oportunidades. Bem pelo contrário, Jesus pregou muitas vezes duro e muitos não aceitaram porque eles queriam uma palavra mais branda. Veja:

“... Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?... Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna... ( João 6.60,66-68)

Voltando as questões iniciais, deixo para reflexão. O que faz você ir aos cultos? O que faz você estar na Igreja? Levar a vida em Cristo que leva? Qual é a tua motivação?

Tem que ser puramente, genuinamente Jesus, o amor a Jesus, a gratidão a Jesus. Como Pedro disse “só tu tens as palavras de vida eterna”

Vamos pregar a palavra de Deus verdadeira, vamos pregar a verdade, como o nosso mestre fazia. Com amor, com unção, com autoridade, porém sem barganhas. Amém!

Chega de barganhas!

Pr. Prof. José Inácio da Costa Fernandes